O aparelho contém quase todas as funções do iPhone (com a excessão da parte da telefonia e câmera). Uma tela LCD gigante ( com suporte a multi-touch que faz brilhar os olhos de qualquer um.
Durante a apresentação, Jobs destaca a praticidade de utilizar o iPad e seu caráter intuitivo: a mesma conversa do iPhone.
Depois de ler um pouco sobre o iPad, posso destacar alguns pontos positivos e negativos.
Ponto positivo: É um produto Apple
O maior ponto forte da Apple sempre foi o design. Tudo nos iPods e iPhones são mais bonitos, mais naturais, mais chamativos que nos produtos das outras marcas. A Apple sabe disso, e é nisso que ela investe o seu marketing. Perceba que todas as propagandas da Apple envolvem esses conceitos. Mas afinal, tamanha beleza deve ter algum preço...
Ponto negativo: Funcionalidade x Portabilidade
O iPad, ao contrário do iPhone, é muito grande para ser carregado no bolso. Para carregá-lo por aí, você precisa de algo como uma mochila. Mas isto não deveria ser um problema, supondo que você deseja substituir o seu Notebook por um iPad. Na prática, isso é inviável. Um iPad não comporta todas as funções de um Notebook. Na verdade, um iPhone contempla as mesmas funções do iPad (com a excessão do eReader) e ainda funciona como celular - tudo isso em algo que cabe no seu bolso.
Ponto negativo: Preço
O iPad pode ser adquirido em 6 modelos. O de 16GB por U$ 499, o de 32GB por U$ 599 e o de 64GB por U$ 699. Para ter suporte à rede 3G os preços aumentam em U$ 130. Isso significa que o modelo mais simples do iPad chegará ao Brasil custando no mínimo R$ 1600. Pelo mesmo preço é possível comprar um iPhone em sua versão completa ou um Notebook decente. Este último provavelmente não sofre do maior problema do iPad...
Ponto negativo: É um produto Apple
Costumo dizer que você nunca compra um produto Apple, você o aluga por um tempo indeterminado. Na prática, é isso o que acontece. A Apple peca num ponto onde a Microsoft sempre acertou. Ela é muito "fechada" Quem já usou um Mac sabe do que eu estou falando. Mas se você não usou eu lhe explico.
Você já comprou um computador da Microsoft? Nunca. A Microsoft não vende computadores ready-to-use. Ela vende um sistema operacional que, se você não gostar, você pode trocar pelo Linux, Chromium ou outro sistema operacional. Com a Apple é diferente. Ela vende o computador completo, chamado de iMac ou Mac. Você não pode trocar o sistema operacional por o de uma empresa concorrente.
Os outros produtos da Apple herdaram isso. O software é embutido no hardware, não é possível alterá-lo. Isso até podia ser irrelevante no iPod ou iPhone, mas num produto que visa substituir o notebook num mercado onde 90% dos computadores usam Windows, isso é ruim. Se lembrarmos ainda que o notebook é uma ferramenta de trabalho importante para programadores/analista de sistemas/
Conclusão
A maior parte das pessoas sequer vai pensar sobres tais pontos negativos. Mesmo com grande parte da blogosfera se mostrando insatisfeita, o iPad venderá muito. Os responsáveis pelo marketing da Apple definitivamente são gênios, afinal eles conseguem fazer as pessoas acreditarem na idéia de que "design, conforto e hype" superam "desempenho, utilidade e versatilidade".
Recomendo também a leitura da análise do iPad por um colunista da FolhaOnline, clicando aqui.
Mas afinal, o que você acha do iPad?
Abraços,
Rafael Marinheiro
EDIT: Apenas para esclarecer uma dúvida: A tela do iPad é LCD com luz de fundo LED. A tela não é de LED.
PARECE SER INTERESSANTE!
ResponderExcluirVALEU CARA!
é sério que não tem entrada USB?!
ResponderExcluiraté som hj em dia tem!!! ¬¬'
Ele deve ter aquele cabo USB-TUDOTEMDAAPPLE... xD
ResponderExcluirCara, as suas informações são de grande importância.
ResponderExcluirMais sabe qual será o maior comprador desse produto?
Os Dj's. Eles estão optando por esse IPAD, POIS É MAIS EM CONTA QUE O MPC.
Um forte abraço
familiaarizona@hotmail.com